terça-feira, 14 de abril de 2015

Resenha: Ivanhoé - Sir Walter Scott

Sir Walter Scott (1771 - 1832), considerado o criador do romance histórico, foi um grande escritor, considerado o primeiro poeta nacional escocês. Famoso por seu poema "Canção do Último Menestrel" e por outras obras, como Waverley, Ivanhoé e Woodstock.
 
Ivanhoé é um livro que se trata de uma história acontecida no século XII, na Inglaterra, onde o usurpador Rei John, roubou o trono de seu irmão, Ricardo Coração de Leão, enquanto o mesmo lutava nas cruzadas. A aventura realmente começa após o regresso secreto de Ricardo, acompanhado de pessoas simples e humildes, à Inglaterra.
O livro, considerado como um romance de cavalaria, possui não só romance e aventura, como também deixa expressas algumas características da Idade Média, como a forma como os judeus são representados: desprezados e injustiçados pelos valores e fanatismos religiosos da época; mas também como caçadores e usurpadores de ouro, que tinham em sua riqueza a sua vingança contra cristãos e também uma forma de se misturar à sociedade inglesa da época.
Outro fato interessante sobre o modo em que certas pessoas foram representada, é sobre como os templários(homens que lutavam nas cruzadas, em apoio à religião) agiam como falsos cavalheiros, aproveitando-se da falsa glória e honra de ter matado pessoas inocentes em nome de um ser divino.
Enquanto templários e homens ambiciosos estavam em apoio ao Rei John, seu irmão Ricardo tinha o apoio da população mais humilde, tendo como destaque Robin Hood, um conto famoso da época.
Por ser um livro de aventuras que se passa fora de nossa época, acredito que seja mais um daqueles livros que te transporta para o universo descrito dentro dele, te deixando cara a cara com os personagens e fazendo com que se sinta parte da história publicada por tão ilustre autor. Romantismo pode não ser meu gênero literário favorito, mas este livro com certeza me interessa e deixa essa vontade de encontrar outra obra tão ilustre quanto a mesma.
Avaliação pessoal: 9.8/10.0
 
Luciana Rodrigues Pigari, 2º ano A de Meio Ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário