sexta-feira, 10 de abril de 2015

Conto - Malaysia Airlines "O Mistério"

Douglas R. de Oliveira

Malaysia Airlines “O Mistério”




Apresentação: Um mistério ainda não descoberto sobre o avião da empresa Malaysia Airlines, que no dia 08/03/2014 foi desaparecido dos radares. Entretanto foi estabelecida uma procura minuciosa, em busca em terrenos de outros países e no mar. Suspeitava que terroristas tivessem sido a causa desse desaparecimento, pois eles eram portadores de armas de grande porte capaz de derrubar um avião desse tamanho. Esse avião estava com 239 pessoas a bordo, que os passageiros eram de maioria da china, um alto poder em tecnologia. Algumas suspeitas dessa queda ainda predominam, entre elas estão: Sequestrado por terroristas, Sequestrado por Vladimir Putin, MH370=MH17 (essa teoria fala que poderia ter sido derrubado por um míssil, que anteriormente outro avião foi atingido por um míssil), Espionagem na china (mesmo sendo a maioria das pessoas da china, poderia ser derrubado por alguns chineses, pois o avião levava 20 empregados da Freescale Semiconductor), Abdução por extraterrestres, Explosão na cabine, Briga na cabine por sequestradores, Suicídio do piloto.
Nenhuma dessas suspeitas foram comprovadas, já que passado mais de um ano nada foi descoberto.
Nenhuma dessas suspeitas foram comprovadas, já que passado mais de um ano nada foi descoberto.
Já fizeram várias expedições para a descoberta do paradeiro do avião e ainda procuram saber o final dessa história, o que podemos adiantar é que essas pessoas estão todas mortas. Mas mesmo assim os familiares queriam saber aonde está o corpo, ou para tirar da consciência esse peso de não saber a verdade ainda não descoberta. E também os familiares não foram indenizados, isso que eles procuram na justiça a fim de receber uma quantia X de dinheiro, mesmo recebendo o dinheiro que não será muito, não vai cobrir a falta do parente querido. Foi descoberto que a “caixa preta” estava com a bateria vencida, o que se torna muito difícil à localização do avião. Já procuraram cerca de 7000 km, o que podemos pensar aonde se localiza o avião?. Busca terrestre, busca com navios e até mesmo helicópteros e aviões foram usados, tudo com uma alta tecnologia, sondas colocado em navios para a descoberta de alguns objetos que apresentasse algo do avião não foi encontrado.
A Malaysia Airlines (avião) saiu de Kuala Lumpur, com destino a Pequim, com 239 pessoas abordo, e não teve êxito na sua chegada. Num dia normal, um pouco chuvoso e nublado com uma temperatura de 13 ºC. Considerado um dia propicio para a decolagem de um avião desse porte. A família Martin com seu carro vai em direção ao aeroporto para a viagem da filha mais velha Elizabeth. Seu pai chamado David e sua mãe Mary junto com seu irmão Jack. Saindo de casa Elizabeth comenta que a faculdade que ira fazer é seu sonho, o pai fala, mas filha porque você não escolhe uma faculdade aqui mesmo? Pai lá terá mais oportunidades tanto no ensino quanto no estilo de vida. O pai conformado com a argumentação da filha não comenta mais nada. Mesmo ele aflito com a distância que terá de sua filha ele a deixa ir. A filha ansiosa com a chegada ao aeroporto e um pouco triste, pois seu pai não queria que ela viajasse, decide falar, pai voltarei logo e em breve estarei com vocês, assim o pai se sente mais consolado.
Chegando ao aeroporto o David (pai) encosta o carro em um estacionamento e todos descem do carro. Faltando alguns minutos para a decolagem a família se despede da Elizabeth, um momento triste que todos choraram. Elizabeth pega suas coisas no carro e vai em direção à área de embarque, passando pelas revistas ela estava tudo correto. Ela deu um tchau para seus pais de longe e foi entrar no avião. Sentando na primeira classe ao lado de um homem aparentemente normal, Elizabeth não desconfiava de nada. Mas era para desconfiar, pois aquele homem não era qualquer um e sim alguém perigoso e misterioso. Após duas horas de voo algo estranho acontece no avião, uma pessoa começa a passar mal e pede ajuda da aeromoça, em seguinte a aeromoça não sabendo o que fazer pede para o copiloto vir ajuda-la. Quando o copiloto sai de sua cabine em direção ao passageiro, aquele homem do lado da Elizabeth se levanta e vai em direção a cabine.
Outra aeromoça que estava próximo da cabine não deixa o homem entrar. Até que ele saca uma arma e mais dois de seus comparsas se levantam e falam que era um sequestro do avião. O homem que estava perto da Elizabeth, empurra a aeromoça que cai e fere a cabeça. Os passageiros desesperados e sem reação começaram a gritar. Um desses terroristas, fala para todos calarem a boca, se não ele iria matar alguns passageiros. Todos em silêncio, então o terrorista entra na cabine do piloto e fecha a porta, e assim ficaram dois terroristas para protegendo a cabine. O passageiro que aparentemente estava passando mal, logo mostra que era uma mentira dele. E vai para junto dos seus comparsas (amigos terroristas), ajudando a assegurar a porta da cabine e falando para os passageiros que não iria acontecer nada com eles.
Enquanto isso dentro da cabine o homem que estava ao lado da Elizabeth começa a negociar com o piloto. Falando que era para pousar o avião em um terreno não propicio no Iraque, com tempos de negociações o piloto já em direção para o Iraque o avião já em baixa altitude perde as comunicações com os radares. Três horas com o terrorista ao lado do piloto, quase chegando ao Iraque o painel do avião mostra que o combustível está muito baixo, com o perigo até de cair o avião. Ainda sobrevoando o Irã, o piloto fala que precisa pousar o avião no Irã. O terrorista concorda de o avião pousar então acha um lugar não muito aconselhável de pousar mas mesmo assim ele tenta. Quando está quase chegando na estrada, ao encostar os pneus no solo esse pneu fura e quebra o seu suporte. No momento do pouso os passageiros se desesperaram e achavam que ia explodir o avião e todos eles morrerem. Após o pouso o terrorista desce com o piloto e os outros dois terroristas esperam dentro do avião com os passageiros. Todos os passageiros preocupados e sem reação, inclusive Elizabeth que lembrou que seu pai tinha falado para não ir. O terrorista liga para seu grupo no Iraque e duas horas e meia eles chegam.
Em um dia frio e chuvoso, na chegada dos terroristas assim todos os passageiros descem e entram em caminhões e ônibus. Todo foram sequestrados e com eles tinham muitos terroristas. Enquanto isso o aeroporto procurava comunicação com o avião. E como ele estava em uma baixa altitude não pegava o sinal dos radares. O aeroporto dá um tempo de  24 horas para a comunicação do avião, ou então iriam falar para as forças armadas de seu pais para a busca do avião. Elizabeth em um ônibus junto com uma menina ao seu lado, ela pergunta aonde vamos? Não sei, não era para eu ter vindo nessa viagem porque meu pai aconselhou para eu não viajar. Então eu desobedeci ele e fui, agora eles pensam que eu estou chegando lá na minha faculdade já mas estou aqui ainda. Emocionada Elizabeth se sente muito arrependida. Com todos os ônibus e caminhões já na estrada para o Iraque, faltando poucas horas para a chegada um terrorista chega perto de Elizabeth e pergunta porque ela está chorando. Em seguida Elizabeth fala: estou pois não queria estar aqui e desobedeci meu pai contrariando ele. O terrorista fala: mas lá nesse lugar que vamos eu vou ajudar a você escapar, mas me promete que não vai contar para ninguém.
Chegando no destino final, o Iraque, enquanto o ônibus esta passando ao lado de algumas comunidades extremamente pobres. Elizabeth olhando para a janela avista pessoas trabalhando no pesado, e avista crianças sem comer e sem sequer um tempo de folga para descansar. Finalmente o ônibus chegou ao destino, uma comunidade chamada alka quaeda, descendo todos do ônibus e em seguida foram para um abrigo militar. Comeram um pedaço de pão e foram dormir. Elizabeth com sua amiga encontrada no ônibus foi elas duas dormir no chão do barracão. E juntas passaram bastante frio. Elizabeth não percebendo com que estava acontecendo era real, com isso ela não conseguiu dormir e descansar pois o seu próximo dia seria difícil. E os outros passageiros estavam em outros abrigos. Chegando o dia seguinte 09/03/2014 já não estava chuvoso e a temperatura ainda estava baixa. Quando foi cinco horas da manhã os terroristas acordaram todos os passageiros, mais da metade foram redistribuído para outras comunidades.
Elizabeth e sua amiga ficaram nesse abrigo, elas e mais de 40 pessoas foram escravizadas. Obrigados a fazer muito trabalhos, homens mais fortes e não tão velho era separados do restante. Porque eles iriam para o combate possivelmente em guerras, esse foram para o primeiro dia de treinamento. Mais de 15 foram mortos, pois não aguentaram fazer o treinamento completo e morriam de fome ou de sede. Já as mulheres e alguns homens mais velhos, esses eram obrigados a trabalhar na agricultura com os alimentos ou na reconstrução e construção de casas que foram destruídos com bombas e guerras. Esse primeiro dia foi muito complicado para Elizabeth, que teve que ajudar na construção de uma casa junto com os terroristas.
Enquanto isso nos Estados Unidos com parceria da China começaram investigar, o foco principal do desaparecimento do avião foi pelos terroristas, pois o avião a rota dele iria passar por cima de alguns países como Irã, Iraque, entre outros. Dois dias depois do desaparecimento foi mostrado na mídia, que primeiramente os países da China e os Estados Unidos as pessoas ficaram chocadas, pois poderia ser mais um atentado de terroristas. Já que em 07/10/2001 os terroristas fizeram um atentado contra o Estados Unidos, chocando dois aviões contras as “torres gêmeas” o terceiro avião não conseguiu chocar pois com a tecnologia os americanos derrubaram um avião. Esse acontecimento foi relembrado com o fato do avião da Malaysia Airlines. Quando foi mostrado na mídia o desaparecimento do avião, os pais de Elizabeth ficaram desesperados e não sabiam o que fazer.
A primeira coisa que eles fizeram foi ir a uma delegacia e querer uma resposta sobre o avião e os passageiros, os policiais falaram que não tinha o que eles fazer, porque eles não tinham um suporte para uma investigação dessas. O presidente do Estados Unidos fez uma declaração na CNN falando, “Estamos com nossa equipe de investigações (CIA) monitorando a área, e navios e jatos estão a procura de qualquer pista do avião. A China ira nos ajudar com homens em embarcações de pequeno porte, e estamos mandando uma equipe de apoio nos países ao redor. Qualquer noticia comunicaremos a todos.” Depois dessa entrevista do presidente na CNN, o mundo inteiro ficou sabendo da noticia e virou em uma grande repercussão internacional. Já no terceiro dia da Elizabeth no abrigo, ela exausta e com fome.
Então ela decide procurar aquele terrorista que falou que iria ajudar ela. Nesse dia ela não teve sucesso e enquanto isso crianças eram obrigadas a buscar água, o que era um trabalho de estrema necessidade. O trabalho dessas crianças não parava, sempre tinha uns buscando água com o balde, e outras crianças perto do rio eram escravizadas para fazer tijolos de argila, algumas ficavam o dia inteiro buscando argila e outras no processo de queima dos tijolos. Duas semanas depois do desaparecimento do avião, e nenhuma resposta dos Estados Unidos e China. Os navios já tinham percorrido uma área com mais de 7000 km², o que era muito e gastado bastante dinheiro nessas embarcações tanto no combustível, quanto nos tripulantes.
Passado mais de 1 mês Elizabeth ainda procurando o terrorista que iria ajudar ela na fuga, ela o encontra. Então Elizabeth tenta fazer um plano de fuga que também levaria sua amiga, conversando eles dois ele fala que é muito perigoso a fuga, pois se pegarem alguém fugindo essas pessoas seriam mortas. Mesmo correndo esse risco ela decide fugir, dois meses passados ela combina com o terrorista de fugir para uma ilha próxima, porém ele pergunta porque? Se nós irmos para países do lado como o Irã eles vão nos matar. E se for para uma ilha vamos escapar deles e pedir ajuda.
Os Estados Unidos procurou em vários lugares, então ele decide manda rum grupo de forças militares para regiões como o Iraque e Irã, aparentemente eles teriam recebido uma ligação falando que tinha caído um avião entre o Iraque e o Irã. Passados 3 meses a Elizabeth não teria partido para a ilha, e nessa época as forcas militares da China e Estados Unidos chegam nesses países. Com isso começa uma pequena guerra de negociações, pois esses países não queriam forças militares dessas grandes potencias. 1 semana depois da guerra, a Elizabeth sai de madrugada ela o terrorista e sua amiga. Eles pegam um carro e saem correndo desse abrigo.
Eles passam em uma barreira policial no Iraque, onde os Estados Unidos estavam localizados, com isso os policiais percebem que é um terrorista e atiram no carro. Onde o terrorista começa a correr e capota o carro. Os policiais foram lá ver e descobrem que as duas meninas que estavam com ele estavam desaparecidas. E todos do carro estavam mortos, logo em seguinte o jornal que estava no Iraque, mostra a foto das 3 pessoas mortas. No dia seguinte é mostrado no jornal da CNN, e os pais de Elizabeth assistem e mostra a morte trágica da sua filha. Os pais ao verem o fato entram em desespero e pegam o próximo voo para o Iraque, nesse dia estava muito chuvoso, mas propicio para a viagem. Porém as empresas do aeroporto não estavam fazendo viagem para o Iraque pois estava uma continua briga de forças nacionais.
Meses seguintes com uma busca mais precisa do avião, ele é encontrado no Irã com partes como as rodas e asa quebrados. Então a força militar do Estados Unidos faz uma grande operação e mata cerca de 125 terroristas. De todos os passageiros que eram 239 somente 89 pessoas estavam vivas ainda, e dentre as mortas estava a Elizabeth, que ficou marcado para a vida toda dos seus pais. 1 ano após a morte dela e a prisão de 29 terroristas, os pais de Elizabeth fazem um discurso em rede nacional. Contando como foi o começo da vida de Elizabeth e o seu final. Os pais ganharam um prêmio pelo discurso e foi feito um filme, contando a trajetória de um sonho que foi destruído com apenas 2 dias.

Moral: Esse texto representa uma menina que queria viajar para outro País para fazer sua faculdade e seu pai não concordou, mas mesmo assim ela foi. Uma historia triste que mostrou ao mundo que uma simples desobediência do Pai pode acontecer algo que não era esperado. Demos refletir que muitas vezes não escutamos o nosso pai e depois não terá como voltar atrás. Elizabeth foi uma simples personagem, mas em vários lugares do mundo tem gente que tem vergonha dos seus próprios pais.

Um comentário:

  1. Mateus Rosante Grisang14 de abril de 2015 às 16:57

    Gostei da historia, e achei interessante o fato real usado pois não o conhecia

    ResponderExcluir